Diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette nos perfumes

Diferença dos Perfumes

As diferenças dos perfumes vão além do cheiro. A concentração dos componentes da fórmula pode fazer uma grande diferença na forma de usar o perfume

Você já deve ter se perguntado, após observar frascos de perfume, qual a diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette. Perfumes não são diferentes apenas pelas essências que são feitos e o aroma que exalam. A forma como são fabricados também é de grande importância para diferenciá-los entre si. Existe uma classificação feita atualmente que se baseia nessa produção, a partir da concentração da essência pura na fórmula, e definida pelos diferentes tipos de “Eau”.

As classificações Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne foram criadas para atender a diferentes demandas em relação ao perfume. O teor de essência na fragrância faz diferença em questões como a projeção do perfume e sua interação com a pele ao ser aplicado. Isso influencia totalmente na forma de usá-lo, principalmente nos momentos e ocasiões corretos.

As essências puras dos perfumes tem o cheiro extremamente forte, a ponto de, se um frasco delas quebrar, ninguém conseguir ficar no ambiente até que o cheiro passe – e demora. Logo, para criar o perfume como o conhecemos, esta essência deve ser dissolvida em álcool etílico e água destilada.

As essências são compostas por todos os elementos que o perfumista quer combinar na fragrância, em notas dispostas como uma pirâmide, conhecidas como Notas de topo, corpo e fundo, que influenciam diretamente na forma que a essência do perfume é percebida, desde o momento que é aplicado até já estar totalmente disposto na pele.

Comercialmente, as classificações mais encontrados são Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT) e as diferenças entre elas são bem simples. Os EDPs são o de segunda maior taxa de concentração de essência, ficando atrás somente dos Parfums. Isso significa que ele será mais forte em termos de aroma, e se projetará mais. Estes são ideais para climas amenos e frios, pois não se dão muito bem com o calor, por conta das mudanças que as altas temperaturas promovem na pele, podendo distorcer a essência. Geralmente costumam durar por quase 8h na pele. A concentração dos EDPs costuma ir de 15% a 30%, mudando de acordo com a proposta do perfume.

Já os EDTs são os próximos na classificação das concentrações, no sentido decrescente. Eles apresentam concentração de essência pura menor, de 5% a 15%. Isso os torna perfumes mais adequados para temperaturas mais quentes, mas diminui o tempo da fragrância na pele, que varia de 5 a 6 horas. Para melhores resultados, os perfumes EDT devem ser reaplicados ao longo do dia.

Agora você entende um pouco melhor sobre as diferenças entre Eau de Parfum e Eau de Toilette, então poderá escolher melhor seus perfumes e encaixá-los às ocasiões sem medo de errar. Os EDTs e EDPs são encontrados tanto em fragrâncias femininas quanto masculinas. Os perfumes importados costumam trabalhar muito bem as questões de concentração junto a suas matérias primas de qualidade reconhecida.

Não dá pra dizer o que é melhor entre o Eau de Parfum ou o Eau de Toilette, pois realmente varia de acordo com a situação, local e também impressão que se quer passar ao usar este ou aquele perfume. O critério de desempate sempre será o quanto a fragrância do perfume realmente te agrada e traduz de forma olfativa um pouco da sua personalidade.


>> Saiba mais sobre os Perfumes Femininos.
>> Saiba mais sobre os Perfumes Masculinos.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima