A celulite infecciosa é um mal que pode ser tratado

Celulite Infecciosa

Um problema além da estética, a celulite infecciosa é uma doença pouco conhecida, mas com tratamento eficaz e prevenção simples

A celulite pode não ser um problema apenas estético, e apresentar uma derivação com agravantes que causam impactos muito negativos no corpo. A Celulite Infecciosa é algo mais perigoso que os tradicionais e incômodos furinhos da celulite comum, sendo uma doença causada por bactérias que entram no organismo por meio de feridas de qualquer natureza na superfície da pele, ou geradas por problemas odontológicos, como cáries.

Essas bactérias se alojam nas camadas mais profundas da pele, geram acúmulo de toxinas nas células e iniciam um processo infeccioso que se manifesta externamente a partir de manchas avermelhadas, inchaços e bolhas. Sintomas como febre, náuseas e outros desconfortos derivados por infecções também podem se manifestar quando as bactérias chegam ao sangue.

Os locais mais comuns para a contaminação da celulite infecciosa são o rosto, braços, pernas e pés, não excluindo outras áreas. Tanto adultos quanto crianças, independente do sexo, são suscetíveis ao problema. Pessoas com histórico de diabetes, problemas de imunidade ou em tratamentos médicos que fragilizam o corpo, como quimioterapia, podem ter mais propensão à adquirir a doença.

As lesões se manifestam apenas como manchas ou apresentam elevação. Quando localizadas nas pernas, podem causar muita dor por conta da intensa movimentação dessa parte do corpo. Para esses casos, repouso com as pernas para cima é indicado para amenizar a dor ao longo do tratamento. Já lesões da celulite infecciosa no rosto podem afetar os olhos se não tratadas rapidamente, logo que reconhecidos os primeiros sintomas, e demandam um cuidado maior, como impedir a incidência do sol no local.

Por mais agressiva que pareça, a celulite infecciosa tem cura, e o tratamento é mais simples se identificado o problema nos primeiros estágios, em consulta médica, com indicação de antibióticos que agirão contra a bactéria. Em estágios avançados também há possibilidade de cura, necessitando internação do paciente. Mas o quadro é totalmente reversível com o cuidado correto, que fará a pele voltar a normalidade.

Se não tratada logo no início, a celulite infecciosa, a princípio localizada, pode se transformar em uma infecção generalizada, dificultando mais o tratamento e aumentando os riscos para a saúde. A doença também não é contagiosa, independente do estágio em que se encontrar.

A prevenção para evitar a manifestação da celulite infecciosa é simples, com boa higienização diária e hidratação da pele para evitar fissuras. Em caso de cortes ou ferimentos passíveis de contaminação, manter o local limpo e fechado com curativos adequados para o tipo de ferida é fundamental, para impossibilitar a entrada das bactérias. Estar sempre atento a qualquer anormalidade no corpo pode evitar uma série de problemas e manter a saúde, a beleza e a auto-estima em dia.


Conheça os produtos para que você possa cuidar melhor da pele e do corpo:

Duran Deals - Loja Virtual
Produtos para cuidados com a pele 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima