Entenda as principais causas da queda de cabelo

Quais as causas da queda de cabelo

Perder o cabelo em grandes quantidades é desesperador, e a lista de motivações para que isso ocorra é grande. Conheça as causas de queda de cabelo mais identificadas por especialistas.

Existe uma quantidade de perda de cabelo considerada normal e sem necessidade de ser investigada. Essa taxa é de 100 a 150 fios por dia. Mas é claro que você não vai ficar contando fio a fio que cai. Ao desconfiar que está perdendo muito cabelo, a dica é observar o volume total dele ao longo dos dias. Se ele estiver diminuindo consideravelmente, até 15% do total, é hora de investigar as causas da queda de cabelo excessiva e tomar atitudes para tratar isso.

Quando dentro da normalidade, o cabelo que cai é reposto naturalmente com o tempo. O problema é quando esse cabelo não passa por uma reposição, e aí se faz necessário investigar a causa para isto estar ocorrendo. As principais causas da queda de cabelo variam desde fatores externos até questões internas ligadas a produção do fio nos folículos internos do cabelo.

Dentre as causas externas para a queda de cabelo, estão o trato rudimentar dos fios (usar muita força ao penteá-los ou amarrá-los) e a falta de limpeza adequada que gera seborreia e atrapalha o desenvolvimento saudável na raíz. Uso de procedimentos químicos no cabelo também está entre as causas, quando em excesso ou quando feita em cabelos sensíveis.

Causas psicológicas também podem ser listadas, como estresse, depressão ou transtornos alimentares que acabam por refletir no cabelo. O envelhecimento etário, natural a todos os seres humanos e animais, é outra motivação passível de causar baixa no volume dos cabelos.

Outras doenças que afetam o organismo de forma grave, sejam virais ou infecciosas, impactam na força dos cabelos. Não só as doenças, mas também tratamentos medicamentosos com remédios fortes para elas, como certos antibióticos, corticóides e antidepressivos podem não encaixar bem com os cabelos.

É preciso estar atento ainda a outras substâncias que costumam ser consumidas por opção própria, como anabolizantes, tabaco ou drogas ilícitas, pois prejudicam a circulação do sangue e podem causar problemas de queda de cabelo, mas também outras consequências piores do que essa num médio e longo prazo.

Até a dieta alimentar pode ser um motivo para a queda de cabelo. Uma rotina alimentar pobre em vitaminas tem grandes chances de gerar consequências negativas no corpo, dentre elas a queda de cabelo.

Dentre todas elas, a causa mais comum, mais temida e mais difícil de solucionar, e certamente impossível de reverter, é a hereditariedade. Pessoas com pai ou mãe calvos têm grande tendência de apresentar queda do cabelo em algum momento, variando a fase da vida que ela se manifesta, de acordo com cada pessoa.

Outra questão comum e também temida entre as causas da queda de cabelo masculino e também as causas da queda de cabelo feminino está ligada à produção de hormônios no corpo, principalmente do hormônio Testosterona, que tem grande responsabilidade no processo de crescimento do cabelo.

Diante de toda essa gama de causas para a queda de cabelo, dar dicas gerais para evitar ou interromper a queda é praticamente impossível, já que cada caso é um caso, sendo uns mais fáceis e outros mais complexos para se resolver.

O que pode ser feito por todas as pessoas em primeira instância é apostar em uma rotina alimentar saudável, com vitaminas boas para queda de cabelo bem equilibradas. Isso vai contribuir para fortalecer o corpo, alcançando também os cabelos. Mesmo a causa da sua queda de cabelo não sendo vitamínica, um corpo mais saudável vai aceitar melhor outros tratamentos.

Mudança de hábitos na lavagem dos cabelos, priorizando uso de água fria ou morna, bem como uso de shampoo e condicionador em pouca quantidade, de preferência antiqueda, dará mais espaço para o couro cabeludo respirar. Fazer massagens no couro, com os dedos ou com escova de pentear também melhoram a circulação do sangue na região, beneficiando os poros capilares.

Após aplicar essas dicas básicas, caso o problema persista, recomenda-se procurar a ajuda de um profissional, a princípio um médico dermatologista, que vai investigar a fundo as causas da sua queda capilar. A partir daí, existem uma série de remédios para ajudar no tratamento, além de produtos como shampoos e loções próprias para estes casos.


Conheça o Novo E-book Sobre Queda de Cabelo:

E-book Queda de Cabelo Tem Solução
Compre Agora o Seu E-book Sobre Calvície

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima