Como escolher um perfume marcante para você

Como Escolher um Perfume

É possível encontrar ótimos perfumes em meio a infinidade de fragrâncias existentes atualmente no mercado. Profissionais e amantes da perfumaria dão algumas ideias de como escolher um perfume que combine bem com você.

Os cheiros tem o poder de nos trazer lembranças e nos transportar a momentos de nossa vida que outrora foram marcados por aromas, sejam eles bons ou ruins. Os perfumes podem ser marcantes a esse ponto, nos fazendo lembrar, pela memória olfativa, de épocas onde usávamos determinada fragrância ou de outras pessoas que ficaram marcadas por seus perfumes.

Por esse e outros motivos, os perfumes e a escolha deles são muito importantes. Além de fazer parte dos nossos momentos, são capazes de traduzir um pouco da personalidade de cada pessoa. Por isso é uma escolha muito pessoal, e saber como escolher o perfume certo pode facilitar a compra e evitar decepções.

Veja algumas dicas que podem te orientar em como escolher perfumes masculinos e femininos:

Pesquise mais sobre as fragrâncias que te agradam

Há uma classificação de fragrâncias na perfumaria chamada de Família Olfativa, que as separa de acordo com todas que são utilizadas na composição. Floral, Amadeirado, Fougére, Oriental são algumas destas várias famílias, que podem inclusive combinar entre si.

Você já deve ter encontrado ao longo da vida alguns perfumes que te agradaram muito. Procure saber à qual família olfativa elas pertencem e pesquise um pouco sobre as notas comuns a essas famílias, para que na hora em que for escolher um novo perfume, já tenha uma ideia melhor de quais são as essências que mais te agradam, para procurá-las nos rótulos.

Se informe sobre intensidade, fixação e projeção das fragrâncias

Além das notas essenciais dos perfumes, há alguns outros fatores que também são importantes quando se trata de como escolher um bom perfume, principalmente para saber de que forma usá-lo e reaplicá-lo. Existem classificações que se diferenciam de acordo com a concentração de essência pura nos demais ingredientes do perfume.

Por exemplo, Perfumes Eau de Parfum (ou EDPs), são considerados fortes, de concentração de 15% a 30%. Já os Perfumes Eau de Toilette (ou ETPs) são médios, de 5% a 10%. Isso influenciará na duração da fragrância na pele e no tempo de projeção dela, além de indicar qual o melhor clima para aplicá-las. Há perfumes que combinam mais com temperaturas amenas, e outros mais frescas, e informações sobre as “Eaus” podem esclarecer melhor isso.

Compre o perfume sem pressa

Conhecer uma fragrância de forma completa leva certo tempo. Isso porque há muita diferença do momento em que se borrifa ela na pele até a forma como ela se comporta após interagir com a pele. Então, se quiser conhecer bem as opções de perfume de uma loja, prepare-se para gastar um tempo nela. Ou então peça amostras, que normalmente vêm em tiras de papel, para analisar com mais calma.

Também não fique cheirando várias de uma vez, para não embaralhar as percepções do olfato. Recomenda-se cheirar um pote com café entre uma amostra e outra, para “limpar” o olfato. O teste final das fragrâncias que gostar mais ao longo da escolha deve ser feito no pulso, pois é uma área quente que dará uma ideia melhor do comportamento da fragrância na sua pele. O tempo ideal é de uma hora, pois é o suficiente para que o perfume passe por todas as suas fases de difusão.

Não compre perfumes que só conheça por sentir outra pessoa usando

Uma dica preciosa sobre como escolher o perfume ideal é não optar por uma fragrância só porque a sentiu em outra pessoa. Isso porque o corpo de cada um produz químicas e odores diferentes, que vão interagir de forma diferenciada com o perfume. Se você encontrou um perfume que te agradou assim, procure uma amostra dele para aplicar e ver como cabe em você. Se tiver intimidade com a pessoa em questão, peça umas borrifadas emprestadas.

Vai escolher perfume para presentear?

Por ser um artigo muito pessoal, a etiqueta diz que para presentear com perfume é preciso ter um certo nível de intimidade com a pessoa. Sendo assim, comece a reparar nos perfumes que ela ou ele costuma usar. Traços da personalidade podem ajudar também. Um vendedor pode te ajudar a escolher fragrância.

Muitos podem indicar bons perfumes, mas só você poderá dizer se ele é adequado para as suas preferências. Se for comprar o perfume pela internet e não quiser confiar apenas nas descrições e opiniões de outras internautas, procure experimentar em lojas físicas os perfumes que esteja de olho, para se sentir mais seguro.


Encontre Aqui Ótimos Perfumes:

Duran Deals - Loja Virtual
Compre Ótimos Perfumes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima