Saiba escolher o melhor protetor solar facial para você

Protetor Solar Facial

O protetor solar facial é um item fundamental para manter o rosto bem cuidado e com saúde, e há uma série de opções para os diferentes tipos de pele

Vivemos em um país tropical onde o sol está quase sempre presente em nossa rotina. Mas esse mesmo sol que aquece nossos dias pode também fazer mal à nossa pele. Isso porque os raios ultravioletas (UVA, UVB e UVC) gerados pelo sol, que tecnicamente são uma energia eletromagnética, podem modificar o DNA estrutural da pele, e a partir disso provocar vários problemas. A boa notícia é que é possível evitar esses problemas apenas tomando alguns cuidados básicos. O principal deles é saber escolher o melhor protetor solar facial.

Ao contrário do que muitos pensam, escolher o protetor solar facial não é apenas selecionar aleatoriamente entre os disponíveis na prateleira, ou ir pelo mais barato. Diferente do protetor solar para o corpo, o facial deve atender às características específicas de cada pele e também às rotinas de cada pessoa, para aliar eficiência na proteção ao bem estar e beleza.

Passo a passo para escolher o seu protetor facial ideal

Para começar, o rosto é a parte mais exposta ao sol, pois, a menos que se use chapéus ou bonés, ele está sempre descoberto. Pensando nisso, o Fator de Proteção Solar (FPS) é uma das primeiras coisas se observar na hora da compra. Nesse momento é o tom da pele que vai dizer o que é melhor. Para peles claras, que se queimam com facilidade, ou que tenham manchas ou muitas espinhas, o ideal será um protetor facial com FPS alto, de 30 a 50. Peles mais escuras, morenas ou negras, apresentam resistência naturalmente maior ao sol, e ficam protegidas com FPS baixo, como o 15.

O próximo passo é observar bem a textura de sua pele, e como ela se comporta ao longo do dia. Há as peles consideradas normais, com porosidade equilibrada, e há as peles que são mais secas, mais oleosas ou mistas dessas duas formas. O protetor solar facial deve interagir muito bem com o seu tipo e respeitar as características, para evitar que a pele fique mais seca ou mais oleosa após a aplicação.

Por exemplo, o protetor solar facial para pele oleosa costuma ter tanto a textura quanto o toque na pele mais seco que os outros. Já para peles secas, protetores com função hidratante são mais recomendados. Normalmente o tipo de pele para a qual o protetor é indicado vem especificado no rótulo e na apresentação dos produtos.

E pra quem usa maquiagem?

Uma questão muito apontada por quem usa maquiagem todos os dias é como conciliar o filtro solar com a base e os demais cosméticos. O ideal nesse caso é aplicar o protetor solar antes de passar a maquiagem, pois assim garantirá a proteção sem manchar a pele. Porém, há quem não goste de fazer isso, por acreditar que usar protetor e base deixam a pele muito carregada. E de fato, o excesso de produtos pode pesar na pele e acabar obstruindo os poros se aplicado em grandes quantidades.

Pensando nesse problema, a indústria cosmética tem desenvolvido protetores solares com cor de pele para que os dois processos, de proteção e maquiagem, virem apenas um. São diferentes tons, para atender à diversidade de cores de pele existentes. Dessa forma, o protetor solar com base pode fazer parte do estojo de maquiagem de todas.

Outra intervenção cosmética oferecida pela indústria atualmente são os protetores solares com efeito antienvelhecimento. É normal que, ao proteger a pele com filtro solar, o envelhecimento natural causado pelos raios UVs nas células da pele seja minimizado. Porém, esses protetores possuem ingredientes que trabalham ativamente pelo rejuvenescimento da pele, tais como vitamina c e ácido hialurônico, sendo recomendados até mesmo para uso a noite.

Aplicação correta

Saber aplicar o protetor solar facial corretamente é fundamental para que sua eficácia seja completa e prolongada. Após escolher o ideal para a sua pele, tanto no FPS quanto na textura, lembre-se de deixar a pele limpa e seca antes da aplicação. A quantidade recomendada para aplicação é o equivalente a uma colher de chá do produto, que deve ser muito bem espalhada no rosto, sem deixar espaços.

É recomendado também aplicar o protetor pelo menos meia hora antes de se expor ao sol, para que ele seja totalmente absorvido pela pele. A reaplicação ao longo do dia também é importante, principalmente quando se transpira muito ou fica-se muito tempo sob o sol. Para saber o momento certo de reaplicar, leia na embalagem do produto por quantas horas a proteção é garantida.

Melhores marcas

Atualmente o mercado conta com ótimos laboratórios desenvolvedores de protetores solares que atendem todas as características necessárias. Marcas importantes como Ada Tina e La Roche-Posay são bons referenciais nesse quesito. Protetores como o Normalize Pore, da Ada Tina, são muito recomendados para peles oleosas, assim como o Normalize Matte, que oferece um efeito matificante e seco. Já o Biosole AV apresenta além de boa proteção, o efeito antienvelhecimento citado acima.

Com essas dicas você poderá escolher melhor o protetor solar facial que mais se encaixa com o que você procura pra se proteger do sol e garantir uma pele mais saudável e cheia de vida.


Os Melhores Protetores Solares Faciais Estão Aqui:

Duran Deals - Loja Virtual
Compre Protetores Solares Faciais

2 comentários em “Saiba escolher o melhor protetor solar facial para você”

  1. Lid_anomalia

    Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Qual a base liquida matte/matificante com fator de proteção solar, que vc recomendaria que não derrete e nem transfere tanto? Principalmente para usar na época de verão. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

  2. Lid_anomalia

    Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Sabe me dizer se bases sem fps mas com Dióxido de titânio na formula, protege contra luz artificial. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima