Saber escolher os tipos de perfumes faz toda diferença

Tipos de Perfume

No vasto mundo da perfumaria há vários tipos de perfumes com criações olfativas que brincam com essências da natureza e até mesmo sintéticas

Os tipos de perfumes, como os conhecemos hoje, passaram por uma longa evolução ao longo da história. Os primeiros registros de uso de essências para perfumar o corpo vem dos egípcios, que usavam óleos aromáticos para tal. Porém, somente membros da alta sociedade se perfumavam. Ainda bem que hoje em dia eles já se popularizaram e todo mundo pode andar cheiroso por aí.

Com uma infinidade de perfumes sendo lançados a cada dia, para que tenham impacto e atraiam todos os públicos eles devem ter diferenciais que os tornem únicos em meio a um verdadeiro mar de fragrâncias e frascos bonitos presentes nas prateleiras, e conquistem o consumidor pelo que são e o que representam.

Para atender essa demanda, surgiu naturalmente, acompanhando o fluxo da história, o que hoje é considerado uma verdadeira arte: a Perfumaria. Pessoas começaram a se especializar na criação de fragrâncias, a partir da mistura de essências e solventes que geram os perfumes atuais. Hoje, muitos tipos de essências para perfumes ainda são extraídas da natureza, como era feito originalmente nos séculos passado, mas com o avanço da tecnologia pôde-se criar também essências sintéticas.

O trabalho com essas essências é percebido nos tipos de fragrância de perfumes, ou seja, como eles são classificados de acordo com o aroma que oferecem, conhecido pelo termo Família Olfativa. Cítrico, Amadeirado, Floral, Oriental… essas são algumas dessas famílias, que são também uma forma de descrever brevemente e objetivamente os perfumes, ainda que exista uma série de outros fatores essenciais para uma descrição mais completa.

Essas descrições são ligadas diretamente às essências utilizadas para “construir” o perfume. Veja como algumas famílias são compostas:

  • Cítricos: possuem notas de frutas cítricas, como limão, tangerina, etc. Resultam em fragrâncias suaves e refrescantes;
  • Florais: apostam em notas de rosas, jasmins, entre outras flores. São bem tradicionais no mundo dos perfumes;
  • Orientais: para esses, usam-se fragrâncias mais quentes e “aveludadas” olfativamente, podendo chegar a doces, como âmbar e baunilha;
  • Amadeirados: como o nome sugere, as essências vêm de madeiras, nobres ou comuns, como por exemplo o pinho e sândalo;
  • Especiados: esses possuem notas encontradas em especiarias ou temperos, como cravo, canela e pimenta;

Esses são apenas alguns mais comuns de se encontrar. As famílias podem se misturar, para criar uma fragrância mais rica. Algumas delas são para tipos de perfumes femininos, como os florais. Já para os tipos de perfumes masculinos, os amadeirados fazem bastante sucesso. Porém, é comum que os perfumistas brinquem com essas famílias em perfumes para ambos os sexos, e também nos perfumes unissex, para criar fragrâncias mais únicas e difíceis de serem copiadas.

Águas francesas

Além das família olfativas, mais uma forma de classificação foi criada pelos perfumistas para que haja muita variedade entre os perfumes: são os padrões de concentração, conhecidos como “Eau”, ou água, em francês. Esses padrões de concentração de essências nas fórmulas foram criados para estabelecer melhor o poder de fixação dos perfumes na pele, melhor projeção das fragrâncias e melhor compreensão da interação dos perfumes no ambiente em que ele será utilizado.

Os mais comuns de serem encontrados nas prateleiras são os Eau de Parfum e Eau de Toilette. O primeiro é o mais concentrado, com 15% a 20% de essência pura dissolvida em álcool. Já o segundo costuma ter entre 5% e 15% de essência, sendo mais ideal para climas tropicais, pois não são tão fortes quanto os Eau de Parfum.

Assim como a grande variedade de aromas que existem e podemos sentir todos os dias, na rua ou na natureza, a arte da Perfumaria é extensa, e há muito para ser explorado nela. Padrões foram inventados apenas para organizar melhor esse vasto mundo de fragrâncias, mas não há limites para a criatividade olfativa. Vale a pena conhecer mais sobre os mistérios da perfumaria, para assim saber escolher melhor os perfumes que mais combinem com a sua personalidade.


Encontre aqui Perfumes Importados Originais:

Duran Deals - Loja Virtual
Compre Perfumes importados originais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima